NORMAS PARA AVALIAÇÃO DE ORIGINAIS

A Ideia e Ideais Editora tem por objetivo principal a publicação de antologias. Todavia, também está aberta ao gênero textual ROMANCE.

A IIE aceita parcerias para projetos de literatura. Se você tem interesse em submeter o seu original à apreciação da Ideia e Ideais Editora, certifique-se de que o mesmo se enquadra em nossa linha editorial:

- ROMANCE

- COLETÂNEAS DE CRÔNICAS E DE CONTOS

- PROJETOS DE LITERATURA : REEDIÇÃO DE LIVROS; OUTRAS  PUBLICAÇÕES COM NOVOS PROCEDIMENTOS DE CRIATIVIDADE

- PROJETOS DE PUBLICAÇÃO VOLTADOS PARA A INCLUSÃO

- NÃO-FICÇÃO

A IIE informa que no caso de não entender o conteúdo como interessante para a editora lançar, poderá ser feita, com anuência do autor ou autora, a prestação de serviços remunerada (*)  até a publicação do livro. Com o compromisso de colocá-lo no mercado editorial ou não, dependendo de acordo entre as duas partes. Nesta prestação de serviços, realiza-se o seu projeto de livro.

Em seguida, se você acredita que seu original se ajusta ao perfil da Ideia e Ideais Editora e deseja encaminhá-lo para uma avaliação, observe as normas descritas abaixo:

O autor deverá registrar seu original no Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional, pois a Ideia e Ideais Editora se reserva o direito de avaliar somente originais devidamente acompanhados de uma fotocópia do registro da Biblioteca Nacional. Para mais informações, acesse o link da Fundação.

Inicialmente, deverá ser enviado um resumo da obra e alguns capítulos iniciais para a avaliação. Após o primeiro contato, se for do interesse, a editora solicitará o envio da obra completa.

O material deverá ser entregue em cópia impressa legível, encadernada e as páginas numeradas. A Ideia e Ideais Editora não aceita originais datilografados nem manuscritos. Poderá, a editora, aceitar originais enviados em PDF, no caso de justificadas dificuldades para enviá-los impressos.

A partir de  26 de janeiro de 2018, esta prestadora de serviços se reserva o direito de não aceitar que o autor traga a capa do livro pronta  nem o conteúdo da obra com diagramação efetuada. Por isso, torna-se fundamental a observância dos padrões listados em  OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE O MATERIAL A SER ENTREGUE PARA AVALIAÇÃO.


 

O original deverá vir acompanhado de:

- uma xerox do registro da Fundação Biblioteca Nacional;

- uma ficha contendo os seguintes dados: *nome completo do autor, *pseudônimo (se houver), *e-mail, *telefone, *endereço completo, *linha editorial, *título da obra, *subtítulo (se houver), *sinopse de 30 linhas, no máximo, *sumário (estrutura do livro), *público-alvo, *currículo do autor;

- uma cópia deste documento (Normas para Avaliação de Originais) assinada pelo autor.


 

O original impresso deverá ser enviado pelos correios.

Os originais e/ou quaisquer outros documentos enviados a Ideia e Ideais Editora são de inteira responsabilidade do autor. A Editora não se responsabiliza por sua eventual perda ou dano, nem é obrigada a devolvê-lo.

Se houver interesse, ou não, por parte do Conselho Editorial da Ideia e Ideais Editora em publicar a obra, o autor receberá um comunicado por telefone, e-mail ou correspondência.

Dúvidas a respeito da avaliação de originais deverão ser encaminhadas por e-mail a Ideia e Ideias Editora. (ideiaeideaiseditora@gmail.com).

O endereço para o envio de originais é:

Ideia e Ideais Editora

A/C Avaliação de Originais.

Av. Portugal, 180D,

Valparaíso – Petrópolis, RJ.

CEP: 25655-374


 

Somente avaliamos obras inéditas no país. Não temos especialização ou foco em temas religiosos, autobiográficos, crítica social ou político-partidário. Não recebemos material discriminatório, racista ou pornográfico, ficando o mesmo inclusive sujeito a denúncia.

As normas contidas neste documento são fundamentais para o bom funcionamento da Ideia e Ideais Editora.


 

OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE O MATERIAL A SER ENTREGUE PARA AVALIAÇÃO:

A Ideia e Ideais Editora sugere o padrão abaixo:

1. Não é necessário diagramar o material. Quanto menos formatado, melhor.

2. Títulos e subtítulos do texto devem ser claramente identificados e hierarquizados. Poderão também ser utilizados marcadores de texto ou numeração sequencial, se o texto exigir.

3. NÃO PRECISA TRAZER A CAPA DO LIVRO em nenhum formato, pois  será criada pelos profissionais contratados pela editora, com a anuência do autor.

4. Formato padrão ideal:

*Fonte: Times New Roman, corpo 12;

*Parágrafo: entrelinhas duplas (espaçamento duplo ou 1,5) e texto justificado.

(*) prestação de serviços até a publicação:

capa ,revisão, diagramação, aconselhamento da produção gráfica, ordenamento dos textos, ficha catalográfica, ISBN, cotação com mais de uma gráfica e alguns outros serviços que possam ser feitos a partir do original.

RITA LÚCIA DE LUCAS TRÉ BECKER

“Uma jovem editora, pautada em resgate de valores, releituras de vida, entendimento da interação das gerações e a certeza do poder de transformação positiva presente na educação e na formação de leitores.  O que você está esperando? Vamos, entre em contato, publique seu livro!”