No ano 2015,  a Ideia e Ideais Editora (IIE) foi idealizada e, após alguns meses, foi decidido que seria a prestação de serviços editoriais o carro-chefe deste microempreendimento. A proprietária Rita Lúcia de Lucas Tré Becker, com graduação em Letras, pela UCP - Petrópolis, e pós-graduada em Língua Portuguesa, seguiu em frente com os projetos.

Depois de um período de investimentos em estudos e planejamentos, no finalzinho de 2016, a IIE auxiliou a autora Lucia Bomtempo, iniciante na arte da escrita, a publicar um livro infantil, A Noite de São João, com tiragem mínima, apenas para a família e amigos. Um primor da criatividade. Mais tarde publicou também, da mesma autora, sem a intenção de comercializar, outro livro infantil chamado Confusão na praia. Novamente com o apoio da equipe da IIE.

Em maio de 2017, a IIE lançou um novo escritor, Ivan Herzog Jr, em uma antologia chamada Dois. A Rita (da editora) participou da antologia.

Em parceria com a editora na criação do nosso logo e da capa do livro Dois, além do trabalho de  aperfeiçoamento das ilustrações e arte-finalização do livro infantil Confusão na praia, esteve o designer André Hansen, com a elegância de suas ideias e a experiência de trinta anos em produção gráfica. .

O processo de publicação de um livro, de qualidade, em que se tem a responsabilidade de lançar um novo autor, torna-se motivo de orgulho e impulsiona a editora para outros trabalhos.

A IIE tem também o propósito de ser uma editora que se preocupa com a inclusão. Busca a interação com os centros de inclusão existentes na cidade, para fins de publicação em braille.

O caminho está livre, as portas estão abertas!